sábado, 14 de março de 2009

As festas mais estranhas do mundo

Estava navegando pela internet e me indicaram um link, do Buteco da Net, e fala dos festivais mais estranhos de todo o mundo. Só achei que ficou faltando a Farra do Boi, em Santa Catarina, que eu acho de péssimo gosto e sou partidário do banimento, mas isso fica para outro post.

Confira algumas das festas mais bizarras e até mesmo selvagens.

La Tomatina

Todos os anos, na última quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, região de Valência (ESP), 9000 habitantes e cerca de 40.000 estrangeiros lutam entre si, atirando tomates uns nos outros, para homenagear a Virgem Maria e St. Louis Bertrand. A tradição iniciou em 1944 sem, entretanto, ter uma origem definida. Alguns afirmam que tudo começou com uma guerra de comida entre amigos, outros dizem que foi motivado por um acidente com um caminhão que transportava tomates, entre várias outras teorias. Durante a festa, 100 mil toneladas de tomate são despejadas nas ruas. As mulheres devem vestir-se de branco e os homens sem camisa.

Festival do queijo rolante
O Festival do queijo rolante é realizado no mês de maio em Cooper´s Hill, no Reino Unido. No festival, um queijo é lançado do alto de uma ladeira íngreme com mais de 200 metros e os competidores precisam correr atrás dele. O vencedor leva um queijo, mas são as quedas e fraturas que realmente chamam atenção.

Festival de arremesso de cabra
Todos os anos, no quarto domingo de janeiro, os habitantes da pequena cidade de Manganeses de la Polvorosa (ESP), reúnem-se para o festival de arremesso de bode, em homenagem a S. Vicente de Paulo, o seu padroeiro. O festival é tão antigo, que ninguém sabe ao certo quando começou. Os jovens capturam uma cabra e a levam para a igreja local, onde a jogam de uma altura de 50 metros. Lá embaixo, alguns aldeões a aguardam, segurando uma folha de lona. Algumas organizações dos direitos animais tentaram parar o festival, mas foram ignorados.

Hadaka Matsuri

Hadaka Matsuri é um festival japonês em que os participantes devem usar trajes mínimos. As pessoas envolvidas geralmente usam um tipo de pano para cobrir as partes mais íntimas. Milhares de homens, de 25 e 42 anos, idades de muito azar, tentam livrar-se da má sorte tocando o “homem divino”, que aparece nu no templo Konomiya.

El Colacho
O El Colacho (ou salta bebê) é um festival realizado anualmente na Espanha. Alguns bebês, nascidos nos doze meses anteriores, são colocados em colchões e os adultos da aldeia de Castrillo de Murcia vestem-se como demônios e revezam-se saltando sobre os bebês. Naturalmente, são registradas várias lesões (normalmente nos adultos), mas acredita-se que os saltos livram os bebês do pecado original - numa espécie de batismo. O Papa convidou recentemente o sacerdote local a distanciar-se do festival, mostrando que é uma prática perigosa e contrária à religião católica.

Festa de Santa Marta de Ribartme

Todo ano, em Las Nieves, Espanha, as pessoas que chegaram perto da morte no ano anterior se reúnem para assistir a uma missa na Festa de Santa Marta de Ribarteme, padroeiro da ressurreição. O mais curioso é que eles precisam ser transportados em um caixão até o topo da colina, onde está a imagem do santo.

Festival da Galinha
Até bem pouco tempo atrás, um festival polêmico era anualmente realizado na Alemanha. Uma galinha era amarrada em um poste e, em seguida, agredida a pauladas pelos homens da região até sua cabeça ser arrancada. As queixas dos grupos de proteção dos animais fizeram com que a galinha fosse substituída por um ganso (já morto) pendurado em uma corda. Os sujeitos precisam, então, decepar o ganso.

Kanamara Matsuri
Todos os anos no Japão, na primavera, é realizada a festa de Kanamara Matsuri. É um festival que celebra a fertilidade e o pênis. Acredita-se que o pênis confere proteção divina para a família, casamento, negócios e harmoniza o casal. O festival por muito tempo foi popular entre as prostitutas, que pensavam que a sua participação contribuiria para evitar que elas contraíssem doenças sexualmente transmissíveis.

Thaipusam

Thaipusam é um festival hindu, realizado em janeiro e fevereiro de cada ano para comemorar o nascimento de Marugan (filho dos deuses Shiva e Parvati). Os participantes raspam a cabeça e realizam peregrinações para, no final, enfiarem afiados espetos nos lábios e bochechas. Outros participantes colocam ganchos nas costas e puxam objetos pesados como se fossem tratores. O objetivo é causar dor. Quanto mais você resistir, mais “bênçãos” recebe dos deuses. O festival é muito popular na Índia, mas é realmente forte em Cingapura e Malásia, onde é feriado.

Cultura é mesmo uma coisa estranha, não?

6 Comentários:

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu conhecia a festa do tomate e a corrida do queijo,o resto eu ainda não conhecia.
Atirar cabra de 50 metros de altura e ficar pulando bebês, é o fim da picada.

Luiz Hippert disse...

Numa olhada rápida, a estatística parece apontar para a Espanha como realizadora das festas mais toscas. Aff, tem gosto prá tudo mesmo... :-)

Unknown disse...

nossa eu axo tdas essas coisa muito idiota
xD
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ridiculo fica tacando o bichinho! Nego nao tem mais o que fazer brother!

Anônimo disse...

Gente!!! Tudo bem, que no Brasil tem umas coisas esquisitissimas, mas dar paulada na pobre da galinha até arrancar a cabeça... E jogar o pobre do bode... Mas os hoemns pelados e a festa em homenagem ao Pipi me fizeram rir...

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO