terça-feira, 10 de março de 2009

O respeito pela história não existe mais

Hoje, como de costume, abri os sites de notícias que costumo ler sempre, e num deles, ao acessar a página do Flamengo, me deparei com a seguinte manchete: "Bruno 'perde a linha' e ofende Andrade em rachão do Flamengo". Só isso já me deixou perplexo e inconformado, não precisaria nem ler a matéria em si, mas decidi continuar, e fiquei mais surpreso ainda com o conteúdo das críticas. O goleiro Bruno reclamou das marcações de Andrade, um dos maiores jogadores da história do Flamengo e que hoje é auxiliar-técnico de Cuca, num "rachão" que ele apitava na Gávea. A repreensão de Andrade foi dura: "Está reclamando de quê? Você não é nada", disse.

Como ex-atleta, sei que esse tipo de frase é comumente dita por treinadores a jogadores, principalmente àqueles
que, de fato, não são nada - caso de Bruno e do time todo do Flamengo -. A réplica do goleiro foi absurda: "Como jogador você ganhou tudo, mas como treinador não ganhou nada". De fato, Andrade, depois da brilhante carreira de atleta, não foi mais do que um 'tapa-buracos' na Gávea, assumindo o comando do time apenas no período entre a demissão de um treinador e a contratação de outro. Mas isso não é justificativa para um jogador que acha que é mais do que de fato é criticar um dos maiores meio-campistas do futebol brasileiro.

Bruno somente ganhou Campeonatos Estaduais como jogador do Flamengo (dois). Andrade? Bem, é melhor você clicar aqui para ler, porque senão esse post vai ficar imenso. Bruno disputou duas Libertadores pelo
Flamengo, e fez parte de duas das mais vergonhosas eliminações do clube na história - Defensor (URU) e América (MEX) -, sem contar a recente e humilhante derrota por 3 a 1 para o Resende. Andrade foi campeão do torneio continental e, posteriormente, mundial. Humildade é algo que sempre faltou para esse goleiro, que um dia eu já defendi na seleção brasileira, mas hoje tenho certeza de que não tem a menor condição de envergar a amarelinha.

Respeito pela história é algo que não existe mais no futebol há muito tempo. Romerito, ídolo do Fluminense, já foi barrado na porta do Maracanã por não portar ingressos para a final da Libertadores entre o Tricolor e a LDU. Mais recentemente, Amarildo também foi impedido de entrar num jogo da seleção brasileira no mesmo estádio, em outro caso absurdo de desrespeito a grandes ídolos.

Mas o caso de Bruno me deixou profundamente irritado, porque ele não é, não foi, e provavelmente nunca será nada na história do Flamengo além de apenas mais um bom goleiro. Espero que as torcidas organizadas pensem bem na hora de colocar bandeiras de jogadores atuais ao lado da de grandes ídolos no Maracanã, e espero também que Cuca tenha uma atitude severa com o jogador.

Ah, vale lembrar que ele desistiu da promessa de só cortar o cabelo quando ganhasse um título expressivo pelo clube. Andrade usava cabelo estilo black-power, mas porque era moda na época. Se ele fizesse uma promessa desse cunho, teria problemas, pois com certeza ficaria careca...

1 Comentário:

Márcio Volkmann disse...

Meu novo Alto amigo. rss Retribuindo sua visita ao meu blog, vim aqui conhecer o seu. Fiquei tão ou mais indignado que você com essa de o praticamente recém chegado Bruno querer ser mais que um ÍDOLO rubro negro que é o Andrade. O nosso eterno carregador de piano. Aliás, será que no futuro Bruno se disporia a auxiliar o Flamengo nas divisões de base como faz Andrade? Bem, acho que nem adianta entrar no mérito, pois a nação rubronegra toda ficará do lado do Andrade, sem dúvida. Bruno ainda precisa crescer muito. Mesmo como goleiro. Seu blog está muito bom. E vou passar a segui-lo ok? Abraços. E novamente, obrigado.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO