sábado, 7 de março de 2009

A ousadia que vem de Cabo Frio

O ano mudou, o regulamento mudou, mas o Campeonato Carioca continua praticamente o mesmo. Os times pequenos seguem medrosos, especialmente ao jogar fora de casa, e são presas fáceis para os quatro "grandes". O Americano surgiu como grande sensação, mostrando um vigor físico acima da média, e parecia que as coisas seriam diferentes em 2009, mas bastou os adversários se equipararem no fôlego, e o time de Campos foi perdendo força, até perder a vaga para a semifinal da Taça Guanabara, que era dada como certa depois do início arrasador. Alguém com certeza dirá: "Não é bem assim, o Resende atropelou o Flamengo". É verdade, mas nada me tira da cabeça que foi algo de momento, basta ver que o time do sul-fluminense foi massacrado pelo Botafogo na final da competição, e a vaga para as fases decisivas só veio por causa da injusta punição do TJD ao Vasco pelo caso Jéferson.

Mas não são esses dois times que me chamam atenção, e sim a Cabofriense. Não estive presente na preparação do time da Região dos Lagos, mas sempre estive à par do trabalho do time, e hoje pude confirmar o que me encanta na equipe: a ousadia e ofensividade do esquema tático armado por Ademir Fonseca, o 3-4-3, que tem apenas um setor que ainda parece gerar dúvidas: o trio de zaga, composto por João Paulo, Demerson e Douglas, que vêm tendo atuações irregulares. Os três não funcionaram nesta noite, contra o Flamengo, mas as falhas foram corrigidas com a entrada de Valdir no lugar de Douglas e a passagem de Da Silva para a defesa, o que deu certo durante quase todo o jogo.

Fabinho, Anselmo Ramón e Maciel fizeram uma partida muito correta. Anselmo, de apenas 20 anos, marcou um gol típico de centroavante, o sexto do vice-artilheiro do Estadual, enquanto Fabinho e Maciel voltavam para marcar nas laterais quando o time não tinha a posse de bola. No segundo tempo, Roberto entrou e também teve boa exibição, confirmando as boas opções que o técnico Ademir Fonseca dispõe. A vaga para as semifinais da Taça Guanabara ficou por um ponto, graças ao empate cedido nos minutos finais para o Duque de Caxias na última rodada.

Com um mais alguns ajustes, como um upgrade físico, a equipe engrene, se classifique para a fase final da Taça Rio ou para a Série D do Campeonato Brasileiro, o que seriam boas recompensas. Mesmo que a Cabofriense não consiga "nada" neste ano de 2009, o atual time será lembrado pela grande ousadia e ofensividade. Os amantes do futebol bem jogado agradecem.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO