domingo, 8 de março de 2009

"Vai, Planeta! O poder é de vocês!"






Vou dar uma paradinha no futebol para dar vez a um post ecologicamente correto. Em uma das minhas cada vez mais frequentes noites de insônia, no intervalo de um dos episódios repetidos de Simpsons na televisão, fui surpreendido com um comercial muito interessante (vídeo no fim do post), da campanha One Degree Less (Um Grau a Menos), criada pela
GBC (Green Bulding Council), uma entidade sem fins lucrativos que incentiva a indústria de construção sustentável no país. A ideia é muito simples: pinte seu telhado de branco e ajude a diminuir a temperatura do planeta em um grau. Achei fantástico, e decidi então me aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

De acordo com um estudo científico de um pesquisador do Lawrence Berkley National Laboratory (California, EUA), cerca de 25% da área de uma cidade é composta por telhados. Nas ilhas de calor - áreas urbanas que apresentam temperaturas de 1º a 6º mais alta do que áreas rurais próximas, como Madureira, por exemplo -, os tetos dos edifícios, quase em sua totalidade, são cinzas, e os das residências marrom ou vermelho, cores que absorvem cerca de 80% da luz, que é transformada posteriormente em calor. Com um telhado branco, a reflexão é de 90%, e numa área de 100m² pintados de branco, é possível compensar 10 toneladas de emissão de gás carbônico.

Algumas pessoas julgam essa ideia como mirabolante, já que diminuiria "apenas" um grau na temperatura, mas não sabem que isso é o suficiente para atrasar - e muito - os efeitos do aquecimento global. E se não quiserem pensar no planeta, que pensem no próprio conforto e no bolso, porque é comprovado que a casa fica muito mais fresca (a temperatura chega a abaixar cerca de 30º no verão) e diminui-se, portanto, a necessidade de gastos com ar-condicionado. Logo, gasta-se menos com luz e, no final das contas, sobra dinheiro.

Não adianta pintar o teto de branco, e desperdiçar luz, água e poluir o planeta, mas uma pequena atitude correta pode gerar muitas outras. Eu vou preparar uma pequena apresentação para mostrar à síndica do prédio e a todos os moradores os benefícios de um telhado branco. Façam o mesmo, divulguem, lutem por um mundo mais limpo, que só trará benefícios aos nossos filhos e netos. Como diria o Capitão Planeta, personagem de um desenho animado dos anos 90, "O poder é de vocês!", "Vai, Planeta!".

* Em tempo, parabéns à todas as mulheres pelo dia de hoje!


Links úteis

Website oficial da campanha

Comunidade do orkut

3 Comentários:

Bruna Tenório disse...

Considerando um verão com SEIS graus acima da média, realmente um grau faria toda diferença.

É aquela velha história de cada um fazer a sua parte pro mundo melhorar, né.

Só resta a conscientização das pessoas.

Anônimo disse...

Colin,
boa escrita com bom conteudo, creio que este tipo de atitude -ação de formiga - é importantíssimo, antes para conscientizar e pelo próprio efeito direto que, somado, fará a diferença.
Seja bem-vindo à comunidade diHITT, há muito espaço para quem gosta de escrever e ler.
Abraço, Edu

Regina Bolico disse...

Oi Colin!
Obrigada pela visita ao meu blog. Achei muito interessante a ideia dos telhados pintados de brancocomo forma de diminuir o calor. Aqui em casa a gente tomou uma série de medidas para poupar energia. Além de ser ambientalmente correto é muito bom para o bolso.
Um abraço.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO